quarta-feira, 23 de janeiro de 2013


PREVINA-SE.  DOCUMENTOS PARA APOSENTAR

               
                As pessoas, habitualmente, só se preocupam com a aposentadoria quando já estão muito próximas de atingirem o tempo de contribuição necessário para a aposentação ou a idade mínima para o pleito.

                Ao contrário deste procedimento, deveriam as pessoas, já a partir da juventude começar a planejar tão importante momento de suas vidas, eis que, por serem tais direitos decorrentes de longo período de contribuições, no caso da aposentadoria por tempo de contribuição,  ou, quando se tratar de aposentadoria por idade, o pressuposto irá ocorrer já com idade avançada, quando as pessoas já não possuem mais tempo para providenciarem melhores condições que ensejem uma previdência mais substanciosa, ou suficiente para atender suas necessidades básicas.

                As aposentadorias e pensões decorrem de previdência ou prevenção, que nada mais significam um planejamento para um futuro que assegure meios de sobrevivência, se possível com algum conforto e segurança.

                Ao longo destes anos trabalhando com advocacia previdenciária deparamos com pessoas que não tem nem  mesmo ideia de seu tempo de contribuição, de onde estão os documentos, dos períodos trabalhados, enfim, de seu histórico profissional, passando então a percorrer árduos caminhos na busca de provas e documentos, tentando localizar, às vezes, documentos e papéis em empresas que nem existem mais, com as quais perderam o contato.

                Nesta situação, fica tudo mais difícil, não raras vezes, deparamos com a total impossibilidade de produzir provas convincentes do labor e recolhimento das contribuições previdenciárias, prejudicando a busca do merecido benefício previdenciário, uma vez que, por mais boa fé que esteja imbuído, não basta alegar, tem que provar, e, pela legislação previdenciária em vigor, provar documentalmente.
               
                Por mais óbvio que seja, orientamos as pessoas que nos procuram a manterem sempre juntos documentos relativos às relações de trabalho, carteiras de trabalho, contratos de trabalho, recolhimentos previdenciários e todos os outros documentos que possam, na hora de procurar um benefício previdenciário, ajudar no esclarecimento de dúvidas.


Paul Marc

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